O ensino superior no Brasil vem sofrendo grandes e rápidas mudanças nos últimos anos, seja no aumento da oferta de vagas, consequência do crescimento do número de Instituições de Ensino Superior (IES) e/ou na disseminação de modalidades de ensino diferenciadas da tradicional como a Educação a Distância (EAD). O ensino vem passando por mudanças em relação às suas exigências.
A EAD não é uma modalidade recente, vem sendo praticado há décadas desde quando se podia realizar um curso não presencial por meio da troca de correspondências pelo correio, utilizando-se do rádio ou da televisão. Porém, com o avanço da Tecnologia da Informação (TI) das últimas duas décadas, e aprimoramento dos Sistemas de Informação (SI) baseados na Internet, a EAD passou a explorar a interatividade por ela oferecida aumentando sua utilização nas IES. Um exame das novas tecnologias e comunicação sugere mudanças no ensino tradicional baseado na transmissão de conteúdos.
Outro fator que justifica a implantação de sistemas que coloquem o aluno como protagonista do processo de aprendizagem durante sua formação de nível superior é fato de o mercado de trabalho exigir a habilidade de executar atividades à distância de forma colaborativa e usando novas tecnologias de seus profissionais.
Vive-se atualmente um descompasso entre as mudanças que acontecem na sociedade e as estruturas do ensino, o que traz consequências para todos. Grande parte dos alunos não está habituada a fazer uso de novas modalidades de ensino-aprendizagem, considerando que eles passam grande parte de sua vida acadêmica dentro de escolas que pouco exploraram sistemas diferentes de ensino. Adicionalmente, muitos professores também não estão capacitados para usar as TI e as técnicas da EAD, seja por razões de formação ou de aceitação em trabalhar com novas tecnologias.
Precisamos encontrar caminhos para que professores e alunos, profissionais e futuros profissionais possam fazer uso das ferramentas de TI de forma autônoma para que a EaD realmente possa evoluir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário